Visualizações de páginas da semana passada

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

AFETIVIDADE NA APRENDIZAGEM



Questões ligadas ao processo de ensino e aprendizagem relacionadas a métodos, teorias e práticas fazem parte da rotina cotidiana da prática em sala de aula, porém poucas são as vezes em que se discutem e estudam a relação professor/aluno: afetividade e autoestima como referência para o sucesso da e na aprendizagem. Refletindo sobre a prática docente em sala de aula e os resultados positivos alcançados com alunos caracterizados como “indisciplinados” e ou “portadores de necessidades especiais”, conseguintemente com grandes dificuldades na aprendizagem, surgiu a relevância em desenvolver uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e, após leituras, análises e comparações entre teoria e prática, foi possível verificar e confirmar de forma clara e objetiva a importância da relação entre professor e aluno baseada na afetividade vivenciada através do respeito mútuo, na confiança da capacidade do aluno e no estímulo dado por meio do elogio e da persistência em tentar, aceitar o erro e a partir dessa interrelação promover o resgate da autoestima, conquistar e consolidar a aprendizagem, sem no entanto colocar de lado o comprometimento profissional de uma prática efetiva de autoridade e capacitação do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário