É tempo de carnaval, alegria, brincadeiras e aprendizagens.
Nas escolas de Educação Infantil o lúdico predomina.
Este momento e uma ótima oportunidade de explorar e ampliar os saberes de nossas crianças. Observando suas habilidades e múltiplas inteligências.
Desde
pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo
fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e
ou foliando e apreciando revistas e jornais.Vivenciam também experiências e
interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e
conhecimentos sobre o mundo que a cerca. Através deste pensamento será
trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos
interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e
idéias.
Objetivo geral:
Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social, formulando perguntas,
imaginando soluções para compreende-lo manifestando opiniões próprias sobre os
acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias.
Objetivos
Específicos:
Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do
mundo;
Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas
características;
Coletar dados sobre o carnaval no Brasil;
Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com
confusão;
Desenvolver o gosto pela leitura;
Trabalhar o raciocínio e a
memória;
Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
Desenvolver o gosto
por poemas e músicas;
Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
Estimular o ritmo;
Despertar e educar a atenção e a observação;
Proporcionar liberdade de auto-expressão;
Possibilitar habilidades com as
mãos; desenvolver o espírito criador;
Estabelecer relações de
quantidade/cor, quantidade total e formas;
Trabalhar com seqüência de
numeração;
Desenvolver a percepção usual do número;
Trabalhar com
psicomotricidade;
Estabelecer regras para o jogo.
Conteúdos:
O
Carnaval;
Linguagem oral e escrita;
O fazer artístico;
Apreciação
musical
Expressividade
Equilíbrio e coordenação;
Número e sistema
de numeração
Estratégias:
Música
Poemas;
Parlendas;
Painéis;
Pesquisa;
Dança,
Desenho;
Pintura;
Festa de
carnaval;
Brincadeiras infantis;
Jogos diversos;
Ditado;
Recorte e colagem;
Carta enigmática
Literatura infantil;
Vídeos;
Desenvolvimento
das atividades:
O carnaval do Brasil, pode ser desenvolvido através
da sua história.
Para tornar a história do carnaval do Brasil interessante
levar para a sala de aula reportagens e fotos sobre o assunto. Observando o
interesse das crianças pode-se propor para o grupo uma pesquisa como tarefa de
casa.
O material que as crianças trouxerem poderá ser apresentado no momento
da rodinha. Todos deverão ter a oportunidade de mostrar sua pesquisa para o
grupo e falar sobre ela. Em seguida, poderão confeccionar murais ou cartazes
informativos.
Os murais ou cartazes informativos chamam a atenção até dos
pais ou responsáveis das crianças, que também param em frente para ler, observar
e comentar sobre as informações contidas nos mesmos. E também poderão conferir a
utilização da pesquisa feita por seus filhos.
Além das atividades específicas
como: rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas;
comentários de gravuras e observações dirigidas; também poderão ser realizadas,
com as crianças, atividades relacionadas que auxiliem no esclarecimento e
fixação do assunto estudado, explorando a comunicação e expressão através de
pantomimas, coro falado, poesias, jogos e recreação.
Explorar, também, a
matemática com objetivo de desenvolver conceitos matemáticos. E cantar músicas
de carnaval, pois é possível constatar que a maioria das crianças não conhece as
músicas apresentadas, mas todas aprendem com facilidade.
É preciso, portanto,
realizar momentos divertidos com muita música e dança.
MÚSICAS:
Música:
Quanto riso! Oh!
Quanta alegria!
Mais de mil palhaços no
salão.
Arlequim está chorando
pelo amor da Colombina
no meio da
multidão!
Música:Mamãe eu quero.
Mamãe eu quero.
Mamãe eu quero
mamar.
Dá a chupeta,
Dá a chupeta,
Dá a chupeta,
Pro bebê não
chorar.
|
Adorei
ResponderExcluirObrigada Dilaile.
ResponderExcluir