Visualizações de páginas da semana passada

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

VAMOS PARA A CRECHE ?

Diretores, coordenadores pedagógicos e educadores sua escola tem um projeto cuidadosamente elaborado para melhor acolher as crianças no início do ano letivo? Como o período de acolhimento e adaptação acontece na sua escola? Qual a importância em amenizar a ansiedade das crianças e famílias nos primeiros dias de convivência?

Para muitos adultos, a lembrança dos primeiros dias de escola faz parte, para sempre de recordações pouco agradáveis, é o que consideram alguns psicólogos. Esse período pode gerar stresse nas crianças, famílias e profissionais da educação.
È comum neste período algumas crianças chorarem, afinal, um ambiente totalmente novo pode causar insegurança, desconforto e até mesmo rejeição. Como atender com atenção e carinho as crianças que demonstram tais sentimentos? Se recebermos todas as crianças de uma só vez é possível dar atenção a quem está chorando sem "descuidar" do restante da turma? São estes cuidados que merecem toda atenção dos educadores para que se inicie uma relação de convivência mais saudável, feliz e promissora.

As famílias também ficam na expectativa para ver como sua criança irá reagir diante ao contato com alguém "desconhecido". Quando percebem que os educadores não querem disputar ou roubar-lhes o seu lugar e sim apenas, contribuir na educação da criança em outro ambiente ( o escolar) o sentimento de parceria toma o lugar da insegurança.

Segundo Cisele Ortiz qual a relação que existe entre adaptação e acolhimento?
A adaptação pode ser entendida como o esforço que a criança realiza para ficar, e bem, no espaço coletivo, povoado de pessoas grandes e pequenas desconhecidas diferentes daqueles do espaço doméstico a que ela está acostumada. Há de fato um grande esforço por parte da criança que chega e que está conhecendo o ambiente da instituição, mas ao contrário do que o termo sugere não depende exclusivamente dela adaptar-se ou não à nova situação. “Depende também da forma como é acolhida.”

“A qualidade do acolhimento é que garantirá a qualidade da adaptação, portanto não se trata de uma opção pessoal, mas de compreender que há um interjogo de movimentos tanto da criança como da instituição dentro de um mesmo processo.”

Deve levar em consideração o período de permanência que a criança fica diariamente na escola para organizar o calendário do acolhimento e mais importante ainda a especificidade de cada faixa etária. Para as famílias com crianças de 0 a 3 anos de idade a ansiedade é ainda maior. Boas iniciativas desde os primeiros momentos que a criança chega a instituição é essencial para processo de adaptação dos bebês.
Deixar que eles tragam seu bichinho ou seu objeto de apego colabora bastante para diminuir o estranhamento a um ambiente diferente do familiar.

Elizabete Goddoy
Postado por Profº Raquel C. Fernandes
30.01.2012

2 comentários:

  1. Essa é uma das questões que me fazem repensar deixar minha filha em creche. Como vai ser a adaptação ou acolhimento realizado pelas professoras? Essa experiência poderá trazer algum tipo de desconforto pra criança. Esse texto diz muito do que tenho pensado e repensado. #FICAADICA para educadores, orientadores responsáveis diretos por esse momento da família tão delicado, onde a criança deixa o "ninho" para se sociabilizar com outras crianças.
    Obrigada Raquel por esse texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Gisele,sua preocupação é natural já passei por isso e sei que não é nada facíl para nós que somos mães.
      Mas para você se sentir mais segura ai vai algumas dicas :
      - Sem confiança, a separação tende a se complicar. Por isso, a escolha da creche é tão importante. Além dos pré-requisitos evidentes, como limpeza e higiene, é fundamental levar em conta outras questões. Observe se o lugar é organizado, se as cuidadoras pegam a criança no colo na hora da chegada, se conversam com as crianças em tom confortante. Pergunte também se há música e, finalmente, certifique-se de que existe uma rotina para atender às necessidades físicas e emocionais da criança. Isso significa tanto uma alimentação e segurança contra acidentes como a preparação dos adultos para lidar com os pequenos. Importante: até 1,5 ano, é preciso um cuidador para cada cinco a oito crianças.
      Procure sempre estar em contato com a professora para saber como foi o dia de sua filha, acompanhe tudo de perto e faça com que as professoras saibam que você é uma mãe presente e participativa, é muito importante a interação dos pais na escola.
      Espero ter de ajudado.


      Boa sorte,

      Profª Raquel

      Excluir