Visualizações de páginas da semana passada

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

TDAH UMA QUESTÃO DE DIRECIONAMENTO








 A fim de compartilhar um novo aprendizado no que diz respeito as crianças que apresentam comportamentos TDAH ( Transtorno de deficit de atenção e hiperatividade), estou postando estas dicas extraídas do Livro "Mentes Inquietas" de Ana Beatriz Barbosa Silva, o qual tive a oportunidade de ler durante as minhas férias, e pode me esclarecer muitas dúvidas sobre o assunto.

Boa leitura.

PARA PROFESSORES:
·Fazer com que a rotina da classe seja clara e previsível. Mudanças de rotina são difíceis de serem ajustadas por crianças com TDAH.
·Afasta-las de portas e janelas, para evitar que se distraiam com outros estímulos.
·Deixá-las perto de fontes de luz, para poderem enxergar bem.
·Não dar as costas quando estiver lecionando, manter sempre o contato visual.
·Repetir ordens e instruções, fazer frases curtas e pedir ao aluno para repeti-las, certificando-se de que ele entendeu.
·O aluno deve ter reforços positivos quando for bem-sucedido. Isso ajuda a elevar sua auto-estima.
·Estar sempre em contato com os pais levando as informções necessárias.
·Procurar inserir essas crianças em salas de aula pequenas. Um professor para cada oito alunos é o mais indicado.
PARA OS PAIS:
·Falar um pouco mais alto e dar ênfase às palavras mais importantes, que designem tempo, espaço e modo.
·Ser breve e evitar dar várias ordens ao mesmo tempo.
·Não os mandar fazer algo gritando de outro cômodo da casa. Eles não vão atendê-lo.
·Preparar um local de estudo adequado, com horários e rotina estabelecida para fazer as tarefas escolares.


Postado por Profª Raquel C. Fernndes
27/01/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário