Visualizações de páginas da semana passada

sábado, 18 de agosto de 2012

FOLCLORE DE SANTA CATARINA

A Dança do Boi de Mamão
A dança do Boi de Mamão é a brincadeira mais cultivada e, por isso mesmo, a mais apreciada dança folclórica da região. Diferentemente das outras brincadeiras que foram trazidas à Ilha de Santa Catarina pelos açorianos, o Boi de Mamão é uma tradição comum a outros estados brasileiros e tem origem africana. Esta manifestação apresenta diversas variações nas outras regiões brasileiras, com tipos diferentes de apresentação, mas semelhantes na oralidade de sua história. Há algumas divergências no que diz respeito à origem da denominação Boi de Mamão, porém, a mais aceita é a de que o Boi, a principal figura da dança, teria a cabeça feita de um mamão.Boi de Mamão Outras figuras são: a cabra, a bernúncia, a maricota, o cachorro, o cavalinho, o urso branco, o urso preto, o marimbondo, o macaco e o jaraguá.
O grupo composto de elementos que formam a cantoria, é liderado pelo chamador e acompanhado geralmente por uma sanfona e percussão.
Embora isso seja raro, o acompanhamento musical é também realizado por um instrumento característico denominado "orocongo" - feito de um coco da Bahia, seccionado e revestido com couro crú, e uma corda de viola, da qual o som é extraído com um arco de madeira, no qual são fixados fios de crina de cavalo - uma espécie de rabeca ou violino.Os demais componentes do grupo são: o vaqueiro mateus, o anão e o doutor.Cada bicho tem melodia e ritmo diferentes dos demais, e, consequentemente, dança e coreografia diversas.
A dança é muito semelhante ao "Bumba meu Boi", do nordeste brasileiro. A diferença está na alegria, improvisação e descontração, que são as características principais desta dança.
É também conhecida como Boi de Pano ou Boi de Mamão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário