O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
As crianças exploram o imaginário como um elemento intrínseco a sua vida, as
brincadeiras, jogos povoam este espaço enriquecendo suas vivências com os outros
e o mundo que a circunda. As brincadeiras e jogos infantis têm as suas
características e evolução, vão desenvolvendo-se de acordo com a fase do
desenvolvimento inserida a criança e as suas vivências com o meio. Desde o
período sensório-motor, que a criança ao explorar o espaço e descobri-lo ao
jogar com regras no período pré-operatório já realiza brincadeiras sociais. Este
trabalho tem o objetivo de construir um estudo bibliográfico sobre a temática
buscando suporte teórico metodológico para proporcionar aos educadores de
Educação Infantil uma proposta de ação pautada nos valores éticos, morais
afetivos através das brincadeiras e jogos infantis. A metodologia fez-se
mediante a pesquisa bibliográfica e por meio de textos eletrônicos, os dados
coletados foram analisados para um aprofundamento sobre o tema, o brincar na
Educação Infantil. Os resultados concretizam-se a partir da construção de uma
proposta holística do brincar, fundamentando este momento como meio de expressão
e associação com o mundo no qual nos inserimos. Saber os níveis de
desenvolvimento das crianças bem como, os tipos de brincadeiras e jogos torna o
trabalho pedagógico valioso a professores e alunos, tendo a visão do todo como
primordial. Segundo Piaget, o jogo inscreve-se dentro de um conjunto de ações,
acompanhando os estágios de desenvolvimento da criança, partindo de patamares
simples para mais complexos.
E no Centro de Educação Pingo de Gente não é diferente, usando máscaras dos adorados palhaços Patati Patatá as professoras do maternal 1puderam explorar junto aos alunos as expressões faciais, as sensações de equilíbrio, a socialização, movimentos, interação e a construção de hábitos e valores.
Foi com certeza uma tarde muito especial para todos nós, principalmente para as crianças que demonstraram muita alegria e interesse.
Post Professora Raquel Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário