O desejo de descobrir, experimentar, entender, argumentar faz parte da natureza do homem desde criança. Quando nasce, com muita curiosidade, ouve, olha, tateia, saboreia, tentando compreender o mundo em que está inserido. Mais sua curiosidade transborda quando começa a perguntar o “porquê” de tudo aquilo que não entende.
Se observarmos as crianças em seu processo de desenvolvimento, vamos perceber que desde pequenas elas são influenciadas pela interação com o meio natural e social no qual vivem. É observando e participando desse processo de interação que elas vão aprendendo. E isso se dá por meio da busca por respostas às suas indagações e questões sobre a natureza e sobre a sociedade. É a vivência de experiências e a interação nesse contexto, o qual permeiam conceitos, valores, ideias, objetos e representações variadas sobre os temas mais diversos, que as permitem construir o conhecimento a respeito do mundo que as cerca.
É importante que os adultos, especialmente os professores, deem mais atenção e oportunidades de descobertas às crianças, para que possam manter o interesse científico que se perde ao longo de seu desenvolvimento. Provocar atitudes curiosas e investigativas, incentivando-as a brincarem de descobrir coisas: experimentando materiais e construindo outros, montando e desmontando seus carrinhos e bicicletas, investigando o que há internamente nas baratas e sapos, observando com uma lente de aumento os diversos bichinhos nos jardins ou a textura das folhas de uma planta, misturando líquidos ou diluindo os lápis de cor para fazerem tintas, dentre outras “brincadeiras”. Dessas experiências, surgem os futuros químicos, físicos, engenheiros, biólogos, artistas... E toda essa brincadeira de criança não deixa de ser pesquisa científica.
Nos Referenciais Curriculares Nacionais, elaborados pelo Ministério da Educação, os RCNs, as Ciências para a Educação Infantil são definidas por um conceito: natureza e sociedade. São conteúdos derivados das Ciências Humanas e Naturais, que devem estar voltados para a construção de conhecimentos sobre o meio social e natural. O RCN pretende apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, que sejam capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos à infância são reconhecidos. Visa, também, contribuir para que possa realizar, nas instituições, o objetivo socializador dessa etapa educacional, em ambientes que propiciem o acesso e a ampliação, pelas crianças, dos conhecimentos da realidade social e cultural.
Se observarmos as crianças em seu processo de desenvolvimento, vamos perceber que desde pequenas elas são influenciadas pela interação com o meio natural e social no qual vivem. É observando e participando desse processo de interação que elas vão aprendendo. E isso se dá por meio da busca por respostas às suas indagações e questões sobre a natureza e sobre a sociedade. É a vivência de experiências e a interação nesse contexto, o qual permeiam conceitos, valores, ideias, objetos e representações variadas sobre os temas mais diversos, que as permitem construir o conhecimento a respeito do mundo que as cerca.
É importante que os adultos, especialmente os professores, deem mais atenção e oportunidades de descobertas às crianças, para que possam manter o interesse científico que se perde ao longo de seu desenvolvimento. Provocar atitudes curiosas e investigativas, incentivando-as a brincarem de descobrir coisas: experimentando materiais e construindo outros, montando e desmontando seus carrinhos e bicicletas, investigando o que há internamente nas baratas e sapos, observando com uma lente de aumento os diversos bichinhos nos jardins ou a textura das folhas de uma planta, misturando líquidos ou diluindo os lápis de cor para fazerem tintas, dentre outras “brincadeiras”. Dessas experiências, surgem os futuros químicos, físicos, engenheiros, biólogos, artistas... E toda essa brincadeira de criança não deixa de ser pesquisa científica.
Nos Referenciais Curriculares Nacionais, elaborados pelo Ministério da Educação, os RCNs, as Ciências para a Educação Infantil são definidas por um conceito: natureza e sociedade. São conteúdos derivados das Ciências Humanas e Naturais, que devem estar voltados para a construção de conhecimentos sobre o meio social e natural. O RCN pretende apontar metas de qualidade que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimento integral de suas identidades, que sejam capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos à infância são reconhecidos. Visa, também, contribuir para que possa realizar, nas instituições, o objetivo socializador dessa etapa educacional, em ambientes que propiciem o acesso e a ampliação, pelas crianças, dos conhecimentos da realidade social e cultural.
Deve-se viabilizar uma aproximação da criança com o conhecimento, por meio das diferentes formas de representação.
Esse eixo de trabalho sugere viabilizar uma aproximação da criança com o conhecimento, por meio das diferentes formas de representação e explicação do mundo social e natural em que está inserida. É importante que ela seja orientada a estabelecer progressivamente a diferença existente entre explicações folclóricas, ou do senso comum, e o conhecimento científico.
Com o objetivo de oferecer subsídios ao professor, para que possa propiciar às suas crianças a possibilidade de adquirir conhecimentos sobre Ciências, abordando formas de aproximar seus alunos desses assuntos, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Ciências na Educação Infantil”, no qual você receberá informações das professoras Maria Cortes, que é pedagoga e tem grande experiência no treinamento de professores da educação infantil, e Margarida M. T. Cerqueira, que é educadora e que também ministra cursos de formação de professores.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-Line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
Realizar experiências desafiadoras na infância promove uma postura mais entusiasmada da criança em relação à ciência. É claro que isso não quer dizer que uma infância sem atividades laboratoriais comprometerá futuramente seu interesse pela ciência, mas, talvez, esse gosto possa surgir mais facilmente estimulando-a a explorar e a descobrir o seu meio e, fundamentalmente, possibilitando uma compreensão importante sobre o conhecimento – que ele não é um produto acabado, é algo construído a partir da procura do ser humano por respostas aos seus questionamentos, suas curiosidades e suas dúvidas.
Com o objetivo de oferecer subsídios ao professor, para que possa propiciar às suas crianças a possibilidade de adquirir conhecimentos sobre Ciências, abordando formas de aproximar seus alunos desses assuntos, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Ciências na Educação Infantil”, no qual você receberá informações das professoras Maria Cortes, que é pedagoga e tem grande experiência no treinamento de professores da educação infantil, e Margarida M. T. Cerqueira, que é educadora e que também ministra cursos de formação de professores.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-Line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
Realizar experiências desafiadoras na infância promove uma postura mais entusiasmada da criança em relação à ciência. É claro que isso não quer dizer que uma infância sem atividades laboratoriais comprometerá futuramente seu interesse pela ciência, mas, talvez, esse gosto possa surgir mais facilmente estimulando-a a explorar e a descobrir o seu meio e, fundamentalmente, possibilitando uma compreensão importante sobre o conhecimento – que ele não é um produto acabado, é algo construído a partir da procura do ser humano por respostas aos seus questionamentos, suas curiosidades e suas dúvidas.
retirado do site da Instituição www.cpt.com.br
POST PROFESSORA RAQUEL FERNANDES 26.06.2012
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